fbpx

Final de ano, os vestibulares já estão rolando e você ainda não decidiu o que quer estudar? Para algumas pessoas essa escolha leva mais tempo, dúvidas sobre o curso em si, oportunidades de trabalho e questionamentos internos, como “será que vou gostar?”, são comuns. Mas você pode tornar esse processo mais assertivo levando em consideração algumas dicas que vamos listar. Confira:

• Autoconhecimento: comece por aí, você precisa se conhecer. Liste suas habilidades, gostos e características da sua personalidade. Tudo isso ajuda a escolher um curso que tenha mais a ver com você.
  • Feito esse levantamento, procure profissões em que você possa usar suas habilidades e que tenham a ver com os seus gostos. Obtenha o máximo de informações sobre elas.
  • Buscar referencias e informações sobre o curso com outras pessoas ajuda muito, inclusive com aquelas que trabalham na área, para saber o dia a dia da profissão. Mas cuidado para não ser influenciado, lembre-se que quem vai estudar é você.
  • A gente falou de habilidade, conciliá-la com um hobby é super interessante, porém nem sempre isso é possível, tenha isso em mente.
  • Pesquisar sobre o mercado de trabalho como um todo voltado para a sua escolha também é bom. Assim como em quais empresas e locais poderá trabalhar.
  • Se possível, procurar orientação vocacional também pode te ajudar.

Com o curso definido, onde estudar?

• Confira se a faculdade é reconhecida e qual a avaliação dela pelo Ministério da Educação (MEC). Veja também a avaliação da faculdade para o curso que você escolheu. A Faculdade Pentágono (FAPEN), por exemplo, é reconhecida e bem avaliada pelo MEC, é a 4ª melhor faculdade do ABC.
  • Pesquise se o curso naquela faculdade realmente te prepara o mercado de trabalho.
  • Visite as faculdades que você gostaria de estudar para conhecer a estrutura e saber mais sobre o curso. A Faculdade Pentágono está de portas abertas para novos estudantes que queiram conhecer o espaço e o que é estudado em cada um dos cursos.
  • Falando na Faculdade Pentágono, são oito cursos de graduação disponíveis: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção (novo), Logística, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos e Recursos Humanos. Entre em contato para saber mais sobre cada um deles, a FAPEN tem vestibular agendado.