Histórico

A Faculdade Pentágono surgiu da evolução natural da Escola de Química Industrial do ABC, fundada pelos professores Eufly Gomes e Rosemary de Barros Gomes em 1961.

O nome Pentágono apareceu em 1968 pela fusão da Escola de Química Industrial do ABC e da Escola Técnica Industrial Pentágono, com o curso de Máquinas e Motores.

A escolha pelo nome surgiu em função da perspectiva em atender, à época, os estudantes dos cinco municípios da região que frequentavam a instituição em busca de qualificação: Santo André, São Caetano, São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires.

A vocação pela educação voltada ao mundo do trabalho, direcionou a instituição a ampliar o leque de cursos técnicos: Química em 1965, Publicidade em 1981, Processamento de Dados em 1981, Informática Industrial em 1994, Administração em 1994, Telecomunicações em 1999, Turismo em 1999, Mecânica em 1996, Mecatrônica (Automação e Controle) em 2000 e Produção Eletrônica em 2000.

Com a implantação gradativa dos cursos técnicos, houve necessidade de adequação da infraestrutura de laboratórios e biblioteca, o que despertou na instituição a criação da Faculdade Pentágono, credenciada originalmente como Faculdade Octógono no ano de 2000 com os cursos de Administração de Empresas e Turismo, ambos bacharelados. Em 2016 a mantida passou a ser denominada Faculdade Pentágono.

 A inexperiência da instituição no ensino superior, bem como sua forte vocação no ensino técnico dificultou o crescimento da Faculdade. Um fato que merece destaque foi a mudança da legislação do ensino técnico no início dos anos 2000 em que os colégios técnicos tiveram sua transformação para Centros de Educação Tecnológica e com isto surge em 2004 o Centro de Educação Tecnológica Pentágono com os cursos superiores de tecnologia em Mecatrônica Industrial, Processos Químicos e Sistemas Computacionais. Posteriormente, os Centros de Educação Tecnológica foram transformados em Faculdades, surgindo desta forma a Faculdade de Tecnologia Pentágono.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade Pentágono alcançou o 4º. melhor resultado da região nas avaliações do ENADE, entre as mais de 30 faculdades e universidades do ABC. Atualmente oferecemos 8 cursos de graduação: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Logística, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos e Recursos Humanos. Para este ano, estamos lançando nosso MBA Internacional em Gestão Estratégica, Liderança e Inovação em parceria com a Suffolk University de Boston (USA). O único MBA verdadeiramente internacional do ABC.